Blog

SAIBA QUAIS SERÃO AS TENDÊNCIAS DO MERCADO PÓS PANDEMIA

Image

Veja 4 coisas que serão tendências de carreira no mercado de trabalho após esta pandemia!

 

Especialistas acreditam que no mundo pós-pandemia vamos caminhar para um modelo de trabalho híbrido, com mais flexibilidade, mas que vai exigir novas competências e rotinas. Confira:

1 - Home office

Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn na América Latina, defendeu que daqui para frente a tendência é a adoção de um modelo de trabalho intermediário entre escritórios e home office.
“Empresas que não acreditavam na viabilidade do home office passaram a acreditar mais e funcionários que achavam que o home office era a solução da vida deles agora acham que é bom passar alguns dias em casa e outros no escritório. Então caminhamos para um mundo intermediário”, explica Beck.
Muitas pessoas ainda estão se adaptando à nova rotina em casa, mas o diretor do LinkedIn acredita que a chave para equilibrar esse novo ambiente de trabalho é a comunicação direta por parte das lideranças para estabelecer rotinas, entender que as pessoas vivem em situações diferentes e que não dá para esperar níveis de produtividade iguais.
“A comunicação é o número um e a empatia o número dois: entender que o fato de uma pessoa achar que o home office está bom para ela não significa que está bom para o outro”, diz o executivo.

2 - Mercado mais concorrido

Outro efeito gerado pela pandemia no mercado de trabalho foi o aumento da competição no mercado. Beck explicou que o LinkedIn tinha cerca de 200 mil novas vagas de trabalho disponíveis a cada mês antes da crise, número que hoje caiu para cerca de 150 mil.
Por isso, quem busca uma oportunidade agora deve se preparar para encarar uma concorrência maior.“Se alguém estiver com mais dificuldade, saiba que é normal e está mais difícil para todo mundo porque as empresas se retraíram na pandemia”, disse o diretor-geral do LinkedIn.
Ele acrescentou que as empresas que estão abrindo vagas neste momento são aquelas mais requisitadas durante a crise, como os aplicativos de entrega e companhias que atuam no comércio eletrônico.

3 - Educação Continuada

Com a maior velocidade das mudanças do ambiente profissional, quem aplicar o aprendizado contínuo pode se destacar.
“A capacidade de sonhar é o mais nobre do ser humano, e isso é a sede de aprender. Então, não dá para você ter uma estrutura de ensino em que você só estuda até um certo tempo da sua vida”, afirmou Daniel Castanho, presidente do conselho da Ânima Educação.

4 - Entrevistas Online

Se antes a entrevista presencial era etapa obrigatória, hoje as videochamadas estão substituindo esse encontro. Ferramentas como Linkedin, google meet, entre outras ganham força nessa pandemia. Nelas serão possíveis fazer os primeiros contatos com empresa e colaboradores.



Referências:

- https://www.infomoney.com.br/carreira/as-tendencias-de-carreira-no-mercado-de-trabalho-pos-pandemia-em-7-pontos/

 

© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza nosso site a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies